Aprender e Ensinar a Viver e a Sonhar
Era uma vez um ser que acabou de nascer. Este ser percepciona o mundo, mas ainda não questiona. Chora todo o dia ou dorme a toda hora. Passando um anos, começa a repetir palavras que lhe foram dirigidas, da forma mais carinhosa e animada possível. ah ah, pronuncia este ser com poucos anos de vida. Será que quer comer ou quer beber? Será que se ri ou estará que pensar em ti?
É tempo de ir para um local onde outros seres semelhantes estão. Mas para que será este encontro, eis a questão que sugere compreenção. Aprender diz a mah mah, aprender diz o pah pah… Aprender o quê, pergunta o ser? Aprender a contar, a ler e a escrever. Aprender a interpretar, corrigir e modificar. Aprender a conhecer o mundo que nos envolve. Porque é sempre bom saber e conhecer o mundo, e estes anos todos que tivemos juntos, tentamos ensinar-te como viveres connosco.
Outros seres da idade dos papás e das mamás, do pequeno ser, tentam ensinar a contar e a ler. É divertido aprender, quando o outro ser tem gosto em ensinar. E também é divertido contar, enquanto se pode brincar. A forma de aprender está na forma de dinamizar um espaço confortável para ensinar. Vamos brincar, vamos parar. Atenção isto é uma repetição, vamos lá praticar, dizer em voz alta ou a cantar.. Vamos brincar, vamos parar. Atenção isto é uma repetição, vamos lá praticar, dizer em voz alta ou a cantar..
Na brincadeira o pequeno ser aprende a ser sem se aperceber do seu próprio ser. Ainda está a aprender o mundo que o envolve, que se demonstra infinito.
Será que depois de saber ler e escrever, contar e calcular, já sabe se auto-dominar? E essas respostas repentinas e sem propósito são o resultado de quê? Eis a questão que merece compreenção. Ainda está a aprender a conhecer o seu pequeno ser.
Os anos passam e os outros seres da idade dos papás e das mamás são menos divertidos. É tempo de aprender mais detalhes sobre o mundo que envolve os seres. É tempo de saber a ter paciencia, focar o olhar num ponto inexistente visualmente. É tempo de aprender a saber estar, isto é, saber-se comportar, isto é, saber responder e saber ignorar.